As porcelanas foram chegando em minha vida aos poucos. Em 2015, comecei a pensar produtos com estampas próprias associando a uma paixão antiga: a escrita. A ideia era criar estampas com pequenos textos ou frases e aplicar em diversas superfícies como caderninhos, agendas e também canecas de porcelana com a técnica de sublimação. Na época chamei o projeto de Ideias em Conjunto, mas por motivos da vida deixei tudo em stand by.
Como hobby, neste período de pausa, comprei canetas próprias para pintar porcelana (daquelas que levamos ao forno caseiro mesmo) e decorei algumas canecas e tigelas aqui de casa. Ano passado, fui convidada pela minha então coordenadora a personalizar as canecas da equipe do trabalho com as minhas canetas. E como outros pedidos de personalização começaram a chegar, decidi estudar a melhor técnica para trabalhar nesta superfície com mais qualidade.
Eu já conhecia e admirava muito o trabalho da Thais Mor e tive a oportunidade de fazer um curso de um dia com ela, em março de 2018. Depois fiz o curso de um mês, em julho, e depois virei sua aluna na turma permanente em seu atelier. Aprendi a identificar as melhores porcelanas, a usar matérias primas de qualidade e as técnicas de pintura e decalque com maior durabilidade. As peças são levadas ao forno próprio em alta temperatura e as composições são fixadas de forma permanente. Durante as aulas, estudei como fazer a identidade em coleções e criei a série “Porcelanas que falam” e a série “Passarinhos” aplicando algumas técnicas que fui aprendendo com a Thais. São tigelas, jogos de xícara de chá e café, petisqueiras, molheiras, porta-jóias, e vários itens para decorar a casa e receber pessoas com a delicadeza da porcelana.




Em 2019, minha ideia é fazer mais experiências com a porcelana e também outras superfícies retomando os planos iniciados em 2015, de criar uma marca de produtos autorais envolvendo palavras, poesias e arte, mas agora com mais maturidade e de forma mais estruturada.
Deixe um comentário