2018 e minha experiência com Comunicação Interna


Desde março de 2017, atuo em uma construtora no departamento de marketing auxiliando nos contatos com agências de publicidade e nas demandas de comunicação que fossem necessárias. Com a reformulação do setor, que cresceu em 2018, minha atuação ficou mais focada nas demandas de comunicação interna, que ainda não eram atendidas de forma estruturada. Ao longo de minha carreira eu já havia trabalhado, de certa forma, com esta área, mas não de forma tão centrada.

Além dos comunicados internos, que já eram de minha responsabilidade, no início do ano, organizei um documento sobre os processos de comunicação interna, mercadológica e institucional da empresa – o Plano de Comunicação. Com a elaboração do plano, foi possível visualizar pontos de melhoria a serem desenvolvidos e tentei melhorá-los durante o ano.

Em fevereiro, atendendo a uma demanda do departamento de meio ambiente, e com o apoio de outros departamentos como Recursos Humanos, Centro de Documentação, Qualidade, criamos o Projeto De Olho na Sustentabilidade que atuou, a princípio, na sede administrativa. Foram palestras, quiz sobre o uso da água, blitzes para verificar o uso do papel nos setores, distribuição de garrafas e canecas (evitando gasto excessivo de copos plásticos), entre outras campanhas ao longo de todo o ano para conscientizar os colaboradores sobre o tema.

As ações relacionadas a datas comemorativas iniciaram em março com a campanha “Conte a sua história” incentivando as mulheres da empresa a contarem um pouco de suas experiências de vida. Com a chamada “Existem mulheres extraordinárias no mundo todo, inclusive na Emccamp”, as participantes da campanha tiveram suas histórias englobadas em um texto divulgado internamente. Desta forma, além de mostrar a força das mulheres, os colaboradores puderam conhecer um pouco da história das colegas. Para elaboração do material utilizei técnicas de Escrita Criativa aprendida em uma oficina que fiz no início do ano.

O Programa Emccamp Valoriza foi elaborado de forma integrada com o departamento de Recursos Humanos da Empresa. O objetivo maior do programa é manter os colaboradores motivados e engajados a partir da valorização do seu trabalho. Auxiliei no desenvolvimento e revisão do texto do documento, e nas estratégias de comunicação dos projetos e campanhas vinculados a ele, criando o conteúdo e algumas artes, quando necessário. Umas ações aconteceram por meio de mensagens de e-mail marketing e outras com a interação dos colaboradores. Destacaram-se as ligada à saúde, como o Setembro Amarelo, e de integração das equipes como a do Dia das Crianças que convidava os colaboradores a reconhecerem a foto dos colegas na infância.

Em Abril, foi lançado o jornal mensal Fique por Dentro, com o objetivo de mostrar aos colaboradores acontecimentos da empresa. Neste jornal atuo na criação das pautas, elaboração das matérias, diagramação e envio. Este veículo de comunicação está em constante desenvolvimento. Após ouvir o retorno dos leitores, criei a coluna fixa – por Dentro dos Departamentos – com entrevistas nos setores para que todos tivessem a oportunidade de conhecer o trabalho dos colegas. Outra coluna fixa, foi sobre o eSocial, com o objetivo de mostrar a importância da colaboração de todos no processo de atualização do sistema.

Continuei responsável pela organização dos eventos internos e, com o apoio de todo o time do marketing, fechamos o ano com a organização da confraternização da sede administrativa em Belo Horizonte, selecionando o espaço, criando uma identidade visual para as peças e garantindo um evento de sucesso abaixo do orçamento previsto.

Em 2019, estarei aberta aos novos desafios que me forem propostos buscando sempre a evolução do meu trabalho com o apoio da equipe com a qual eu estiver trabalhando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s