Criatividade: Vamos exercitá-la?


Por definição básica, sabe-se que criatividade é a capacidade de criar. E esta capacidade humana – ao contrário do que muitos pensam – pode sim ser desenvolvida e estimulada por todos através de treino, disciplina e disponibilidade para abrir a mente.

A Tatiane Abrantes escreveu na Revista Exame, 3 dicas para estimular a criatividade logo de manhã. Com o embasamento da especialista Gisela Kassoy, a matéria traz ainda uma dica sobre o que não deve ser feito e pode prejudicar o pensamento criativo. Veja um trecho do artigo.

  1. Registre seus sonhos
    […] Grosso modo, a experiência onírica é produto da intensa atividade cerebral enquanto dormimos e, possivelmente, está relacionada com a aprendizagem e consolidação das memórias.“Ao escrever ou desenhar, você traz essas ideias que surgem nos sonhos para o seu consciente. É um meio de exercitar a criatividade”, diz Gisela Kassoy, especialista no assunto.

  2. Repasse os projetos
    Enquanto lista as atividades prioritárias do seu dia, aproveite para relembrar os projetos que terá que trabalhar nos próximos dias ou meses e para os quais você precisará de ideias. “É uma meio de incubá-los na sua mente”, diz a especialista.Com isso, seu cérebro, sutilmente, começa a trabalhar em cada uma dessas questões. “Ao dar essa alinhada na cabeça, as ideias virão mais facilmente”.

  3. Fuja da rotina
    Por conta do tempo diminuto, muita gente liga o piloto automático durante as manhãs com o objetivo de fazer o tempo render. Mas uma boa tática para estimular o cérebro está exatamente na quebra da rotina. Vale até tentar escovar os dentes com a outra mão, por exemplo, segundo a especialista.

  4. O que não fazer: Se a postura é, tão logo desliga o despertador, correr para o Facebook, atenção: este hábito pode comprometer as horas que estão por vir. “Em vez de preparar sua mente para um dia de trabalho, você a está dispersando”, diz Gisela.

Para quem gosta do assunto, a revista Galileu publicou também uma matéria de exercícios que estimulam o pensamento fora da caixa. Acesse a matéria aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s