Design à Mão


Em 2005, sob orientação da professora Germana Araújo, foi detectado que, como o designer gráfico está em contato direto com outros profissionais, é preciso entender o que o outro fala e fazer-se entender. Lara Volmer (2003) destaca as dificuldades de comunicação entre clientes, designers e acadêmicos por causa da não compreensão de alguns termos. Bruno Porto, no artigo “Nomenclatura: Para quê simplificar se podemos confundir?”, faz um importante questionamento: “Se uma classe não define e utiliza de forma correta seu vocabulário quem irá fazer isso por ela?”.
Assim, a proposta do Design à Mão era reunir em um único livro a terminologia usada pelos designers gráficos ilustrando os termos, na medida do possível, com o intuito de auxiliar sua interpretação. Para tanto, os verbetes foram coletados no livro “O Valor do Design” da ADG, dada a credibilidade da instituição. As imagens usadas como apoio foram coletadas em diversos materiais relacionados a design preocupando-se com a concisão entre termo e ilustração.
Para chegar ao resultado final, o projeto foi desenvolvido em três macro-etapas subdividas em ações. A primeira etapa foi composta por pesquisas, estudos e análises do universo temático do projeto. O resultado dessa pesquisa serviu de auxílio na geração de conceitos e definição dos atributos gráficos utilizados na composição do livro. O segundo momento foi a etapa de proposição da solução em design. Foram definidos os objetivos que determinaram as diretrizes a serem seguidas: arquitetura gráfica (layout da página), imagens, diagramação, formato, tipografia, materiais e processos. Por último, na etapa de finalização, identificaram-se os processos de operacionalização gráfica do livro e foi construída uma boneca para verificar os possíveis erros a serem corrigidos. Posteriormente fez-se um modelo de apresentação do Glossário. Eis o resultado:

Mais a respeito:
Depois do projeto pronto e apresentado tive acesso a alguns livros de proposta semelhante ao Design à mão. Detaco o Dicionário Visual de Design Gráfico e a Enciclopédia do Design.

Até a próxima postagem!

Anúncios

Um comentário em “Design à Mão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s